EE José Serafim Ribeiro
Jaraguari-MS, Junho de 2012
Diretora: Ana Luíza Cavalari Espíndola
Coordenadora: Maria Patrícia Loureiro Pinheiro
Coordenadora de Área da disciplina de Língua Portuguesa: Flávia Amaral de Oliveira
Professora: Maria de Lourdes
Aluna: Bárbara – 8º ano B
Disciplina de Língua Portuguesa – Atividade: Reconto Ilustrado do Livro Tosco (Gilberto Mattje)
TOSCO
O livro tosco conta a história de um menino que tinha tudo pra dar certo em sua vida, mas deu tudo errado. Tosco era uma criança que não tinha do que se orgulhar sua mãe e seu pai brigavam muito, não dava carinho e atenção ao menino, então ele era uma pessoa sozinha, tinha irmãs, mas só as viu uma vez depois nunca mais.
Tosco não tinha uma vida digna, ou seja, não era uma criança feliz, ele estudava só que mais faltava do que ia e quando ia era só pra bagunçar e só passava de serie pelos escândalos que seu pai fazia na escola para que os professores o passassem de ano.
Mas com o passar do tempo seu pai e sua mãe tiveram uma briga feia e seu pai foi embora e nunca mais voltou e foi até dado como morto. Então ele se virava sozinho, não queria saber de nada e como não teve a educação que uma criança deve receber ele não obedecia ninguém gritava e maltratava seus professores e colegas, seus amigos eram maus elementos, o único amigo verdadeiro era o Samuel, um menino legal bacana e estudioso. Samuel gostava dele e queria que ele se tornasse estudioso mais o menino só queria saber de farrear.
Com os maus elementos que andava logo aprendeu a fumar, roubar e beber e tudo isso começou quando conheceu o Pitbull, um outro tosco na vida, que não estudava, só sabia desgraçar sua vida e a dos outros.
Pitbull era o líder de um grupo onde o menino tosco andava, eles só sabiam fazer coisas erradas, se achavam os poderosos, que eram donos do mundo. Se metiam em brigas por qualquer coisa, até que um dia se deram mau.Queriam pegar uns meninos que trouxe alguns problemas para eles então combinaram de bater nos rapazes numa festa que seria naquela noite.
Ao chegarem ao evento logo avistaram as vitimas e com o sinal de Pitbull começaram o vandalismo. Apanharam, bateram e o menino de tanto apanhar resolveu fugir e teve uma surpresa no outro dia na escola, ficou sabendo que seu amigo Pitbull havia sido morto com sua própria arma.
O menino ficou muito bolado com aquela história mais com a morte de Pitbull ele se tornou líder e decidiu que iria se vingar de quem fez isso com seu amigo.
Chegando da escola sua mãe começou a lhe falar: “você viu o que aconteceu com o Pitbull? Foi morto com sua própria arma, e você ainda quer seguir esse caminho?” Mas como eles não se falavam o menino fingiu que não ouviu e foi para seu quarto.
Depois daquela tragédia todo mundo o obedecia porque ele descolava umas paradas para eles, até que um dia ele foi pego pela polícia e teve que entregar todo mundo, pois achou que seria uma forma de se safar e se enganou, na escola todos os alunos se juntaram e bateram nele, ele ficou muito machucado, foi para o hospital, não recebeu nenhuma visita, nem a de sua mãe.
Ficou vários dias sem ir à escola, e quando apareceu por lá teve muito medo, então ficou quieto no seu canto com medo de apanhar de novo, depois disso ninguém mais dava atenção à ele, era só mais um menino qualquer, foi aí que quis tentar uma chance com Leka, a garota mais bonita da escola e quando foi falar com ela ficou surpreendido pelas coisas que ouviu, as palavras da menina mexeu muito com ele e isso fez ele se arrepender um pouco e descobrir que a vida é mais do que brincadeira.
Com o passar do tempo ele foi se acostumando a não ser mais aquele menino mandão, e passando por todos esses dias chegou um novo professor na escola, o professor Jefferson que queria muito conhecer seus alunos. O professor era muito dedicado e gostava de seus alunos, então viu que o menino tinha alguma coisa de errado, nisso foi perguntar sobre a vida do tosco e saber se aquela fama que ele tinha de mau era verdadeira.
O menino falou tudo sobre seu pai, sua mãe e do relacionamento que ele e sua mãe tinham em casa e também sobre seus vícios.
O professor resolveu montar um time de futebol com seus alunos porque todos tinham algo de interessante para mostrar. O menino se matriculou mais não tinha uniforme, então quando descobriu que teria que comprar o seu uniforme desistiu e disse que não iria treinar. Como o professor gostava do menino ouviu a historia dele, sabia que sua mãe não tinha dinheiro para isso porque era uma vagabunda e não tinha condições, então resolveu dar o uniforme para ele contando com a sua dedicação e responsabilidade, Tosco aceitou e disse que iria se esforçar.
Num final de semana eles foram até à escola para treinar porque todos tinham que se dedicar ao futebol, e quando saíram do treino seu amigo tinha cinqüenta reais e iria pagar uma rodada de cerveja para todos, eles toparam e beberam a vontade,beberam tanto que o dinheiro que o rapaz tinha não dava para pagar a conta, nisso o dono do bar falou que iria chamar a polícia.Todos ficaram desesperados e saíram correndo para não serem pegos. Quando o tosco chegou em casa viu que tinha esquecido a camiseta no bar e ficou desesperado, mais disse que iria recuperar de um jeito ou de outro aquela camiseta.
No outro dia foi até ao bar e disse para o dono que iria dar um jeito de pagar a conta, mais queria muito a sua camiseta de volta, o dono do bar não quis devolvê-la e botou ele pra correr, depois de tanta vergonha pelo fato do professor ter ajudado-o e agora ele ter decepcionado-o resolveu não ir pra escola. Para a sua surpresa depois da aula o professor apareceu em sua casa e disse que queria conversar, entrou e começou a perguntar o que havia acontecido naquela noite do treino e o menino nervoso falou tudo o que aconteceu e que tinha perdido a camiseta do time,o que mais impressionou o menino foi o professor ter ficado quieto até ele acabar de se explicar quando terminou disse: “ você não se acha um tosco? você já teve três chance na vida e não aprendeu nada? será que você terá de novo essa chance?” o menino ficou calado e pensou “ele está certo, eu já tive três chance na minha vida e não mudei, será que eu terei outra? nisso o professor continuou a dizer “nós temos várias coisas na vida pra se viver e se deixar essa chance passar é possível nunca mais a ver outra e é por isso que eu te dou uma chance para você mudar de vida, você aceita?”o menino aceitou e a partir daquele dia começou a mudar com o professor. Sua vida se transformou, o Samuel o ajudou e conseguir um emprego,ele começou a ajudar sua mãe, houve um carinho mais afetivo entre os dois, o menino mudou bastante porque conseguiu ter o que ele mais precisava, a felicidade. Ele encontrou o seu caminho, de tanto admirar seu professor ele se tornou também um professor de Educação Física, se casou com Laura e no futuro iria ser pai.
Com esse livro eu aprendi que a vida nos dá tudo para as coisas darem certo e que às vezes fazemos escolhas erradas, mas sempre tem alguém para nos levantar quando caímos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário