E E JOSÉ SERAFIM RIBEIRO
PROJETO DIA DAS MÃES
PROJETO DIA DAS MÃES
Tema: Dia das Mães
Justificativa
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. No Brasil, o primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Sabemos que a cada ano parece mais difícil resgatar o verdadeiro sentido do Dia das Mães, pois a popularidade do feriado fez com que a data se tornasse um dia lucrativo para os comerciantes, sendo assim,
O presente projeto visa o reconhecimento da importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano, o resgate dos valores éticos como respeito, obediência e compreensão no relacionamento entre mãe e filho buscando assim a valorização da família pelo educando, sabendo que esses valores e uma base familiar sólida serão juntos com a educação responsáveis pela construção de um sujeito consciente de seu papel na sociedade.
Mãe amiga, mãe companheira, mãe que protege mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para que seu filho tenha sempre o melhor!
Uma figura tão especial e ao mesmo tempo com características tão comuns... Um valor imensurável, doação constante... Uma mãe branca, uma mãe negra... Uma mãe jovem, uma mãe idosa...
Como é importante a figura dessa pessoa no dia-a-dia de uma criança! Como faz a diferença na formação do caráter de um ser humano conviver com a presença de uma mãe!
Chamamos de figura, porque no atual contexto social em que vivemos a figura de mãe é absorvida por várias pessoas em situações diferentes... Quando uma mulher concebe uma criança, gera e dá à luz um filho e o acompanha por toda sua vida ela é a mãe biológica, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
Num mesmo instante em outro lugar uma avó se depara com seu neto, sozinho, perdido no mundo... Ela o acolhe , educa, dá amor, carinho... Trata como um verdadeiro filho, ele passa a chamá-la de minha mãe avó... Podemos também falar de pais, que muitas vezes sozinhos educam seus filhos, sendo ao mesmo tempo pai e mãe...
É com essa seqüência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos familiares e sabemos também, que entre esses variados contextos, seja uma mãe biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança, um jovem ou um adolescente é sentir-se seguro na proteção de sua família.
As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem e é baseado nesse contexto que surge o projeto do dia das mães, um projeto que fala da importância da figura dessas mães na formação do seu humano.
Objetivo Geral
* O Projeto Dia das Mães traz como objetivo geral uma contribuição para a formação humana, proporcionando momentos de reflexão sobre a valorização da vida em família.
Objetivos Específicos
· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Estimular a afetividade e a aproximação entre pais e filhos;
· Valorizar a família;
· Valorizar a vida;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Desenvolver a atenção e a criatividade;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
· Conscientizar os educandos sobre valores éticos como respeito, obediência e compreensão;
· Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
Cronograma de ação
O projeto acontecerá na segunda semana de maio, do dia 07 ao dia 14. Será um projeto interdisciplinar e durante essa semana os educandos realizarão atividades voltadas para o tema MÃE.
Conteúdos
* Pesquisa sobre a origem e sobre dados históricos da referida data comemorativa;
* Expressões gráficas (desenho, pintura, montagem, colagem);
* Expressão corporal (música, ritmo e dança);
* Expressão corporal (música, ritmo e dança);
* Criatividade, imaginação, dramatização e Socialização (teatro);
* Produção escrita e oral (produção de textos, relatos e de depoimentos).
Metodologia
· Diálogo, aula expositiva, interação com os educandos para conhecer melhor o perfil de suas mães e de suas profissões.
· Produzir textos: criação de poesias/poemas; relatos de sua convivência com a mãe ou de temas voltados para as mães, como: “Mães que trabalham fora”, “As mães da dupla, às vezes tripla, jornada de trabalho”, “Mães modernas e mães tradicionais: quem tem melhor resultado?”etc... E também de temas ligados à mãe grávida saudável ou de risco, mãe aidética, fumante, alcoólatra, drogada.
· Ornamentação de murais com fotos e com as atividades (mensagens, homenagens) que forem desenvolvendo durante o projeto.
· Confecção de lembranças, cartões e caderninhos de receitas;
· Criação e gravação de depoimentos (mensagens) para as mães.
· Criação de slogans.
· Ensaios e apresentações de músicas, danças e teatro para a apresentação;
· Dinâmicas e sorteio de brindes para as mães no dia das apresentações.
· Dinâmicas e sorteio de prêmios para as mães no dia das apresentações.
Culminância
Lanche com as mamães, apresentação das atividades feitas pelas turmas durante a execução do projeto e sorteio de brindes para as mães.
Avaliação
A avaliação será contínua, através da observação diária dos educandos em relação ao desempenho durante o desenvolvimento das atividades, ao relacionamento, sociabilidade e cooperatividade.
Coordenadora Geral do Projeto - Flávia Amaral de Oliveira
Equipe Responsável
Coordenadora de Área da Disciplina de Língua Portuguesa - Flávia Amaral de Oliveira
Coordenadora Geral - Maria Patrícia Loureiro Pinheiro
Professor Gerenciador de Tecnologias e recursos midiáticos – Nayara da Silva Castro
Coordenador de Área da Disciplina de Matemática - Thiago Enrique Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário