quinta-feira, 10 de maio de 2012

Projeto Semana Meio Ambiente

Projeto Semana do Meio Ambiente
“Por uma Cidade mais Saudável”
2- Delimitação do Assunto:
Coleta Seletiva e Conservação Ambiental.
3- Objetivos:
Conscientizar a Comunidade, quanto a agressão que o lixo causa ao ambiente, trazendo graves problemas à população.
Visa desenvolver nos alunos  o senso de conscientização e responsabilidade pelo meio ambiente .
4- Justificativa:
Este projeto tem como finalidade desenvolver em nossos alunos a responsabilidade  de cuidar do seu meio e conscientizar do problemas ambientais que estamos enfrentando no nosso dia-a-dia.
O lixo produzido a tempos atrás, não causava tanto impacto, devido a  sua qualidade, que era do tipo orgânico, aquele que degrada com facilidade tornando-se adubo.
Com o progresso e o consumismo emplacando em nós  mortais,o lixo também evoluiu, o que complicou a natureza, pois com a indicação do lixo inorgânico, ficou m,ais difícil para a natureza resolver o problema, então “O homem criou, o homem resolve”.
Esse projeto e uma ação do PDE, que visa melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem.
Ação 07- Desenvolver um projeto de Ciências sobre a Preservação do Meio Ambiente.
Ação 17- Realizar uma Gincana Cultural.
Ação14- Realizar um Projeto Anual sobre Reciclagem.
5- Hipótese:
A comunidade tem conhecimento do problema, porém apresentam-se indiferentes diante da realidade e na maioria das vezes e preocupante. Talvez por falta de uma fiscalização mais rigorosa pelos órgãos públicos ou ate mesmo falta de conhecimentos da legislação ambiental, muitos colaboram com a poluição ambiental, jogando lixos em lugares inadequados.
6- Metodologia
E um projeto interdisciplinar, será trabalhado nas disciplinas de Ciências, Biologia, Geografia, Português, Artes e outras.
Durante essa semana deverão ser trabalhados conteúdos referentes ao Meio ambiente, preservação e conservação ambiental, coleta seletiva e reciclagem.
1º etapa – Pesquisa sobre o meio Ambiente, em sala de aula.
Obs:Todas as disciplinas envolvidas deverão trabalhar os conteúdos referentes ao tema.
 2ºetapa – Conscientização nas residências;
3º etapa- Gincana Cultural – coleta seletiva na escola;
4º etapa – Realização de uma Blitz ecológica, com apoio da Policia Militar.
5° etapa Relatório Final.
7- Participação:
Alunos do Ensino Médio e fundamental da E.E.José Serafim Ribeiro.
Direção, Coordenação, Professores, Funcionários e a Comunidade.
8- Cronograma:
Será realizada de 11 à 15 de junho de 2012.
- Dia 11 de junho de 2012 – Abertura da Semana do Meio Ambiente.
                                                Conscientização e convite a comunidade.
-Dia 12 de junho de 2012- Desfile de Fantasias e concurso de Parodias.
-Dia 13 de junho de 2012 - Gincana Cultural.
Dia 14 de junho de 2012 – Blitz ecológica.
Dia 15 de junho de 2012 - Encerramentos.                                         
9- Responsáveis pelo Projeto
Professora: Fátima Aparecida Neves;
Professor: Vagner Gomes Vilela.
Apoio:
Diretora: Ana Luiza Cavalari Espíndola.
 Coordenadora: Maria Patrícia L. Pinheiro;
                             

Sugestões de Tema
Etapa 1: Elemento Água (5º ano e 6° ano)
TEMA: Preservação da Água
- Porque e como preservar a água;
- Importância de se tratar a água;
- Dicas para preservação da água no mundo;
- Como evitar a poluição da água;
- Ação global x água;
- A indústria como parceira na preservação da água.

Etapa 2: Elemento Ar (8º ano)
TEMA: Preservação do Ar
- Porque e como preservar o ar;
- Importância das árvores;
- O que e o Efeito Estufa e qual a sua ligação com o ar;
- Dicas para preservação do clima no mundo;
- Como evitar a poluição do ar;
- Ação global x ar
- A indústria como parceira na preservação do ar.

Etapa 3: Elemento Fogo (9° ano e ensino médio)
TEMA: Fontes de energia renováveis
- Para que servem as fontes de energia renováveis;
- O petróleo dentro do processo;
- As Hidrelétricas e seu funcionamento dentro do contexto;
- Como funciona o sistema de biomassa;
- Bicombustíveis e sua ligação com o elemento fogo;
- Ação global x as fontes de energia renováveis;
- A indústria como parceira das fontes renováveis.
Etapa 4: elemento Terra ( 7º ano)
TEMA: Flora e Fauna e sua conservação
- Porque preservar a terra;
- Conscientização ambiental;
- Dicas para sustentabilidade;
- Desmatamentos e seu impacto;
- Biodiversidade e seu funcionamento;
- Ação global x elemento terra;
- A indústria como parceira na recuperação da terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário